O Alquimista Nikola Tesla

“Não creio que haja uma emoção mais intensa para um inventor do que ver suas criações funcionando. Essas emoções fazem você esquecer de comer, de dormir, de tudo.” -Nikola Tesla

Quem foi Nikola Tesla?

Nikola Tesla nasceu no dia 10 de julho de 1856 na atual Croácia e morreu em Nova York no dia 7 de janeiro de 1943.

De personalidade excêntrica, Nikola Tesla tinha memória fotográfica e falava 8 idiomas com fluência.

Apesar de ter sido muito injustiçado, tornou-se conhecido como o “ homem que espalhou luz pela face da terra” anos após sua morte.  

Tesla contribuiu de inúmeras formas no campo do eletromagnetismo, sendo o responsável por ter levado a aplicação da corrente alternada para o globo.

Seus estudos também tornaram possível o desenvolvimento do rádio, da robótica, do controle remoto, da ciência computacional, balística e da física nuclear.

É por causa dele que os equipamentos eletroeletrônicos existem, e hoje você tem acesso a computadores, celulares e outros que tornam a sua vida muito mais fácil.  

Resumindo, ele foi o homem que abriu as portas da modernidade para o mundo!

Carreira

Entre 1880 e 1881, Tesla mudou-se para Budapeste e começou a trabalhar na Companhia Nacional de Telefones. Lá, tornou-se o engenheiro do primeiro sistema telefônico do país ao trabalhar em um projeto que utilizou turbinas gêmeas para criar energia continua. Nesse período, também desenvolveu um aparelho amplificador de telefone.

Em 1882 foi para Paris trabalhar na Continental Edison Company, projetando e aperfeiçoando equipamentos elétricos.

E em meados de 1884, mudou-se para Nova York e começou a trabalhar para Thomas Edison na Edson Machine Works.

A Guerra das Correntes

Tesla iniciou como um simples engenheiro progredindo até reprojetar completamente a área de geradores elétricos de corrente contínua da Edson Machine Works.

Após divergências com Thomas Edison, Tesla se demitiu e passou a se dedicar a corrente alternada. Ele criou ferramentas que tornaram viável o seu uso, sendo a melhor forma de levar energia a grandes distâncias.

Thomas Edison, que baseava sua tecnologia na corrente contínua, era contra Tesla e criticou duramente o seu sistema com receio de perder o poder da sua corrente contínua que era o padrão adotado pelos EUA.

Esse foi o início da Guerra das Correntes, Thomas Edison com a sua corrente contínua contra Nikola Tesla e a sua corrente alternada.

Porém, em 1887 Tesla vendeu sua patente da corrente alternada a George Westinghouse que convenceu o governo americano a adotar o modelo da corrente alternada como fonte mais eficiente de energia.

Apesar de a corrente alternada de Tesla ser a que passa pelos fios de alta tensão de todo o planeta, ele venceu a Guerra das Corrente com pouco lucro e reconhecimento.

“Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim.” -Nikola Tesla

A história de Tesla é maravilhosamente extensa. Ele foi um grande alquimista visionário que mudou a história da humanidade e, infelizmente, começou a ser reconhecido apenas há alguns anos atrás. Mas apesar de tudo, suas contribuições foram eternas. 

E se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a verdadeira história de Nikola Tesla, compartilhe o post para mais pessoas conhecerem! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *