Óleo essencial de melaleuca

As melaleucas são um grupo de árvores nativas da Austrália, pertencentes à família Myrtaceae, com mais de 100 espécies. São conhecidas também como Tea Tree ou árvore-do-chá. Das folhas destas árvores é destilado o óleo essencial de melaleuca.

O óleo essencial de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outras condições de saúde. Ajuda também a combater vários tipos de vírus como o da varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. Costuma ser combinado com o óleo de lavanda, o que proporciona forte ação antibacteriana.

O óleo de melaleuca tem uma estrutura química bastante complexa, com mais de 100 componentes, e por isso as bactérias não conseguem identificá-los e criar resistência contra todos eles. Por isso é um óleo tão poderoso.

Este óleo era usado por aborígenes da Austrália há centenas de anos. Eles misturavam as folhas com lama e aplicavam diretamente na pele atingida para tratamento de cortes e infecções. Existem inclusive relatos de histórias em que esse povo aborígene banhava-se em uma “lagoa mágica” onde era possível curar ferimentos e infecções. O que acontecia na verdade era que as folhas de melaleuca caíam sempre em uma lagoa próxima, e com o passar do tempo, era possível usufruir das suas propriedades medicinais que ficavam naquela água.

O óleo também é utilizado para uma variedade grande de condições da pele. Atualmente, é utilizado no tratamento da acne, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, pele oleosa, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos.

Outra aplicação comum da melaleuca nos dias de hoje é na odontologia, para tratamento de doenças bucais e prevenção da cárie.

Além das ações curativas e cicatrizantes, o óleo de melaleuca possui também propriedades antissépticas, analgésicas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, expectorante, fungicida, balsâmicas, antiviral, febrífugo, inseticida, imunoestimulante, diaforético (estimula a produção de suor) e parasiticida.

É um dos poucos óleos que podem ser utilizados diretamente na pele, embora a recomendação seja sempre utiliza-lo diluído em outro óleo. Misturado ao óleo de côco, por exemplo, ajuda a acalmar as células da pele, melhorando queimaduras, bolhas e descamações.

Outros distúrbios e desequilíbrios que podem ser aliviados com o óleo da melaleuca através da aromaterapia ou massagem são a depressão, os estados obsessivos, o medo, a ansiedade; cansaço, fadiga crônica, tristeza, indecisão, timidez e apatia. Inspirar o óleo de melaleuca através de vaporização ajudará a relaxar e respirar com mais facilidade, além de ativar sua ação calmante.
Os benefícios do óleo essencial de melaleuca você encontra em vários de nossos produtos da linha Limpeza & Proteção. Você pode ver quais são e adquirir clicando aqui.

16 Responses to “Óleo essencial de melaleuca”

  1. Excelente!!!
    Eu alem de usar os produtos de.vcs. Já uso esse óleo é muito bom mesmo.
    Pra asma como.voce me indica a usar. No vapor????

    • Blog Florais Joel Aleixo Responder

      Olá, Gilmara. Uma boa opção é fazer uma inalação com uma bacia de água morna e algumas gotinhas do óleo essencial de melaleuca e respirar o vapor que vai subir. Cuidado para não se queimar! Um abraço!

  2. Equipe Joel Aleixo,

    Maravilhos e Interessante iniciativa, sugiro que continuem com os outros óleos.

    Gratidão pelo envio.
    Muita luz amorosa para todos e beijo no coração 🌹✨💕

    • Blog Florais Joel Aleixo Responder

      Olá Elaine! Que bom que você gostou! Tentaremos sempre trazer assuntos assim de interesse dos nossos clientes e alunos. Já temos também outras publicações sobre óleos essenciais aqui no blog, dá uma olhadinha!
      Um abraço de toda a equipe Joel Aleixo!

  3. Amei receber as propriedades e a utilização desse óleo maravilhoso. Obrigada por compartilhar conosco tal material didático !!!!
    Espero que venham mais , assim minha pasta ficaria recheada de maravilhosas informações!!!
    Gratidão

    • Blog Florais Joel Aleixo Responder

      Olá Hercilia! Que bom que você gostou da matéria 🙂 Procuramos sempre trazer conteúdos interessantes aqui para nosso blog. Também já temos outros posts sobre outros óleos essenciais, você já viu? Dá uma olhadinha!
      Um abraço e seja sempre bem-vinda por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *