Propriedades do Óleo Essencial de Alecrim: uma dádiva à saúde!

Rosmarinus officinalis.

O óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis Leaf Oil) é extraído por destilação a vapor das folhas do arbusto da planta, muito cultivado na região do Mediterrâneo preferencialmente em solos de origem calcária. Exala um forte e agradável aroma canforado, utilizado, há séculos, para fins culinários, medicinais e tratamento da pele, com grande êxito.

A composição química principal do óleo essencial de alecrim é cineol + borneol + alfa pineno. Ele ajuda a tonificar a pele flácida, além de ser um ótimo descongestionante, relaxante muscular, antisséptico e diurético.

No plano emocional, o óleo essencial de alecrim age como estimulante da memória, combatendo o cansaço e fadiga mental. Para os gregos e romanos, o alecrim simbolizava amor e morte, e essas associações permaneceram com a planta através dos tempos. Na Grécia antiga, os estudantes entrelaçavam os cabelos com alecrim quando estudavam para os exames.

Ele é tônico e estimulante. Atua sobre o sistema circulatório, músculos e articulações estimulando a oxigenação. Fortalece a musculatura e a pele, é mucolítico, lipolítico, antisséptico e cicatrizante. A aplicação em banhos favorece o sistema circulatório, principalmente na região das mãos e dos pés.

alecrim_1

Seu aroma combina com produtos para prática esportiva, anticelulite, drenagem linfática, massagens, em especial produtos diurnos, como cremes, loções, géis, sais de banho, sabonetes, shampoos, condicionadores, pomadas e máscaras. Pode ser aplicado em produtos capilares para prevenir e amenizar a queda dos cabelos.

É um poderoso Óleo Essencial, com propriedades cientificamente comprovadas e excelente eficácia.

Na área cosmética, é amplamente utilizado para tratamento de celulite e gordura localizada, assim como flacidez facial e corporal.

Para ver os produtos dos Florais Joel Aleixo que contém o Óleo Essencial de Alecrim em sua composição, clique aqui.

 

FARIA, Lucimari Romana Dipe de. Validação Farmacológica do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L. (alecrim) – atividades anti-inflamatória e analgésica. Alfenas. 2005.
Disponível neste link. Acesso em: 08 abril 2015.

 


Diferentemente de outros sistemas florais que se baseiam na metodologia e filosofia dos florais de Bach, criados pelo Inglês Edward Bach, o Sistema Floral Joel Aleixo utiliza os preceitos da Alquimia em todo o processo de criação dos florais, desde o plantio até o trabalho em laboratório.

4 Responses to “Propriedades do Óleo Essencial de Alecrim: uma dádiva à saúde!”

  1. Utilizei o creme bem estar para dores foi maravilhoso e tbm para dermatite atopica que funcionou maravilhosamente esta apaixomada pelos florais e cremes o sei efeito é excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *