SEMANA DA SAÚDE 2018

O dia mundial da saúde ocorre oficialmente no dia 7 de abril desde 1950. Segundo o Ministério da Saúde, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Por isso, durante a Semana da Saúde ocorrem inúmeras atividades que visam conscientizar a população sobre o autocuidado para uma vida mais prazerosa e saudável.

Através do tema “Saúde para todos”, que resume a missão da OMS durante toda a sua existência, a Semana da Saúde busca fazer com que todos sintam a importância do sentir-se bem em todas as nuances, e não tornar a busca pela qualidade de vida algo maçante e penoso, sempre levando em conta a essencialidade da prevenção.

E com isso em mente, O Ministério da Saúde tem buscado salientar a importância da prevenção de doenças através de terapias alternativas. No dia 12 de março foi alcançada uma grande vitória para todos os profissionais e praticantes dessas modalidades. Foram anunciadas 12 novas práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS). O que significa que todos poderão ter acesso a novas formas de tratamento totalmente gratuitas.

Foram incluídas a Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Apiterapia, Aromaterapia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Ozonioterapia, Termalismo Social e a Terapia Floral. Formando agora 29 terapias que fazem parte das PIC’S, ao lado de outras como o Yoga, o Reiki e a Ayurveda.

Segundo Ricardo Barros, ex-ministro da saúde, as terapias integrativas foram incorporadas ao SUS com base nas tradições e em evidências científicas. Visando mudar a cultura do cuidado apenas no estado grave da doença, para a prevenção da mesma.

Com a inclusão dessas novas terapias, o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a validade das práticas naturais que levam ao bem-estar integral de corpo, mente e emoção. É uma verdadeira revolução para todos os profissionais das terapêuticas, que terão novas possibilidades de trabalho, reconhecimento nacional do ofício e uma nova e maior base de pacientes, muitos que não teriam oportunidade de conhecer a medicina não convencional.

Neste mês, além de celebrar a Semana da Saúde, temos muito o que comemorar com a inclusão da Terapia Floral nas PIC’S. Uma nova era chega para todos os profissionais da saúde integral, que desejam levar a cura para todas as formas de vida.

 

Atenção!

Com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, formação de parcerias e ampliação da oferta de serviços e produtos das PIC’S no SUS. Está disponível uma base de dados para o cadastro de profissionais e estabelecimentos ligados às Práticas Integrativas e Complementares. O cadastro não tem o objetivo de formar base de dados para contratação ou validação de formação. Para se cadastrar, basta preencher o formulário se enquadrando como profissional de uma das terapias integrativas que fazem parte das PIC’S.

Cadastre-se aqui.

Veja a programação da Semana da Saúde da Alquimia Floral Joel Aleixo e participe!

 

 

One Response to “SEMANA DA SAÚDE 2018”

  1. Barbara Suarez Lopez Responder

    Bom dia, eu sou medica formada no 1981,na Havana, Cuba na minha terra agora moro no Brasil estou muito feliz pois sou associada da SBHolos nas praticas de ZenShiatsu e Gemas e Cristais Fiz online Curso de Cromoterapia trabalho alem disso com Fitoterapia , Apiterapia AMO FLORAIS ainda não tem formado nessa area mais moderadamente ta inclusa no meu dia ao dia,faço Cromopuntura e gostaria fazer ALQUIMIA FLORAL com o Senhor Professor Joel Aleixo . e sim todo da certo vou fazer pelo menos um curso de Acupuntura para Tto. de Emergência pelo um ponto ou outro com o Professor Dr.Ysao Yamamura e a Dra. Marcia L. Yamamura do Centro de Pesquisa AO-Center . Um sonho muito antigo que pode virar realidade . Aqui AMO a HOLISTICA meu maior respeito pra todos os Profissionais que faz uso correto das Praticas (Artes) Integrativas todad elas procuram SAUDE PARA TODOS lema no 2000 da OMS,obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *